sexta-feira, 30 de abril de 2010

Haiti: passado, presente e futuro

No dia 12/01/2010, o Haiti foi arrasado por um forte terremoto que matou por volta de trezentas mil pessoas, destruiu a já precária estrutura física do país e deixou os sobreviventes numa situação pior do que a que já estavam. Muita coisa foi dita acerca deste país e sobre as causas desta tragédia: que isso foi uma punição por conta de um pacto feito pelos escravizados com o Diabo para livrar o país da dominação francesa; consequência inexorável de uma suposta "maldição" intrínseca à população haitiana, dentre outras coisas.

Como forma de rebater todas essas merdas veiculadas na grande imprensa nacional, o Instituto Cultural Steve Biko convidou o professor Carlos Moore para dar uma palestra, realizada no dia 25/01/2010, com a finalidade de mostrar o processo histórico que levou este país caribenho a estar nessa situação de miséria generalizada em que se encontra atualmente. Durante a explanação do professor Moore, fica claro que a catástrofe social tem causado muito mais danos do que a catástrofe natural, e que o povo haitiano ainda está pagando muito caro por ter sido a única colônia americana cujo processo de independência foi planejado e executado pelos escravizados.

É uma boa pedida para quem, até hoje, só ouviu falar deste país através dos noticiários da Rede Globo e dos comentários infelizes de Arnaldo Jabor.

Segue para a vossa apreciação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário