segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"Jesus te ama, irmão"

Ontem à tarde, após um compromisso, estava voltando para casa. Quando o ônibus passou pelo Bom Juá, vi que havia um grupo de evangélicos fazendo pregação no meio da rua. Havia gente distribuindo panfletos aos transeuntes e dentro do carro (que mais parecia um trio elétrico, dada a quantidade, o tamanho e a potência das caixas de som). O pregador estava gritando e gesticulando (como sempre), fazendo de tudo para chamar a atenção das pessoas e, quem sabe, tentar trazer mais uma ovelha desgarrada para o rebanho do senhor. O buzu dentro do qual eu estava passou bem na hora em que o sujeito falou a seguinte frase:

“A IRA DO SENHOR PERMANECERÁ SOBRE AQUELES QUE REJEITAM A SALVAÇÃO”

Ao ouvir isso, pensei: para tudo! São essas as pessoas que vivem repetindo o tempo todo que deus é bom, amoroso, compassivo e misericordioso, cheio de bons sentimentos e incapaz de guardar mágoas e rancores? Então, por que deus fica irado com as pessoas que não querem ser salvas? Esses fanáticos falam a todo instante que a Bíblia diz que deus deu o livre-arbítrio para que a humanidade possa fazer as suas escolhas. Todavia, por que deus se torna implacável contra os seres humanos que tomam decisões que não condizem com os interesses dele? Se deus é tão compreensivo quanto dizem, eu acho que ele tem que aceitar qualquer decisão tomada pelos humanos (livre-arbítrio é isso – pelo menos para mim). Se ele me dotou da capacidade de decidir, eu vou tomar a decisão que eu bem entender. Se eu quiser fumar maconha, beber, estudar Direito, virar bandido, estudar física quântica, me prostituir, escalar um prédio sem equipamento de segurança ou seja lá o que mais, deus não tem nada a ver com isso. Ele deu o poder do discernimento a mim e, agora, não quer aceitar o caminho que EU escolhi para a minha vida? Só lamento. Agora, aguente!

O mais irônico disso tudo é que são essas mesmíssimas pessoas, que acreditam nesse deus vingativo, perseguidor, cruel e autoritário, que saem às ruas para distribuir folhetinho, fazer pregação nos ônibus, dizer que deus é amor (!), que jesus tem um plano na minha vida, e que para isso eu tenho de entrar em determinada igreja para receber as bênçãos dos céus e ser agraciado com a salvação. Já tive um colega de escola que só faltou colocar uma arma na minha cabeça e me obrigar a ir à igreja porque ELE achava que eu tinha de ser salvo de qualquer jeito, pois jesus havia mudado a vida dele e queria mudar a minha também – por mais que eu não quisesse isso. A minha sorte foi que o ônibus apareceu logo, e, em virtude da situação, eu pulei dentro e larguei o babaca lá falando sozinho. Nunca mais vi o desgraçado depois daquele dia (ainda bem!).

Tô fora! Cultuar um deus que ficará o tempo todo se metendo na minha vida, vigiando as minhas ações, interferindo nas minhas vontades mais subjetivas, dizendo o que eu devo ou não devo fazer e que não hesitará em acabar comigo se por acaso eu, em algum momento, não fizer o que ele quer? Nem morto! Quem vai é coelho!!!

(Se deus é capaz de fazer isso tudo porque me ama, eu nem quero imaginar o que ele faria caso me odiasse.)

4 comentários:

  1. "...Em relação a bobagem, bobagem daquelas memoráveis, daquelas que juntam falsas promessas com tudo mais, você precisa dar o braço a torcer pra religião. Nem precisa comparar com outra, não tem competição, a religião é imbatível. A religião é a maior lorota de todos os tempos. Pense um pouco. A religião conseguiu convencer milhões de pessoas, que existe um homem invisível que mora no céu e consegue ver TODAS as coisas que TODOS os homens e mulheres estão fazendo a QUALQUER momento. E esse homem invisível tem uma lista especial com 10 coisas que você não deve fazer. E se você fizer qualquer uma dessas coisas que constam na lista, ele tem um lugar especial pra você ir, cheio de fogo e fumaça e coisas queimando e tortura, ele vai te mandar pra esse lugar pra você viver e sofrer e queimar e engasgar e gritar e chorar pra sempre. Pra todo o sempre. Até o fim dos tempos.MAS ELE TE AMA."

    George Carlin
    ________________________________________________

    Sou a favor do país laico, o preconceito e os dogmas ridículos disseminados por essas seitas religiosas, simplesmente não cabem em um país que queira progredir.

    Um dado importante, quanto mais religioso é o país, mais pobre ele tende a ser(http://www1.folha.uol.com.br/poder/805103-quanto-mais-religioso-mais-pobre-tende-a-ser-um-pais-diz-pesquisa.shtml).

    Pense nisso.

    É isso que deus reserva para seus fieis? Bom, eu particularmente não sei, e prefiro continuar de fora dessa maligna invenção humana, que atende pelo nome de religião.

    Neemias Silva(estudante do COE Quilombo de Salvador)

    ResponderExcluir
  2. Quantos anos ainda teremos que atravessar vendo nossos semelhantes alienados em uma fé cega, contráditória, onde um Deus de amor pode ser diabólicamente tirano. Ora, é claro que cada ação tem uma reação, vivemos inexoravelmente sujeitos a esta lei, mas estes efeitos não precisam signigicar punições eternas em chamas ardentes. Ora o q nos faz humano é justamente esta capacidade de errar e acertar, em fim, isto que é viver, ainda q muitas vezes nos perdamos mas, está incluído no pacote.

    ResponderExcluir
  3. O que mais incomoda, em mim, é o fato da não aceitação dos demais costumes. Beleza, pode ir lá cultuar seu deus, ir na igreja 6 dias na semana, porém, respeite caso uma pessoa se negue a aceitar. Não tente trazer à força uma pessoa que não está interessada, e outra, não faça poluição sonora, seja em ônibus, ruas, praças, na porta de sua casa, dentro da igreja. Se o deus sabe de tudo, com certeza você não precisará orar alto, berrando, para ele entender o que você quer.
    O que tá faltando é respeito. Uma vez que os inferiores vêm ao poder, provavelmente, eles farão o que os antecessores faziam. É isso o que percebo na maioria dos casos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor, meu querido. Como bem disse o mestre Paulo Freire, a maior vontade do oprimido é um dia se tornar um opressor. É por isso que a população brasileira não faz um megaprotesto nas portas das Câmaras de Vereadores, das Assembleias Legislativas ou do Congresso Nacional toda vez que um escândalo de desvio de verbas públicas estoura na imprensa. O povo brasileiro tolera isso por pensar que um dia também estará lá para fazer o seu "pezinho de meia". Afinal de contas, isso já existia antes de mim e não sou eu que vou mudar. Ainda mais agora que chegou a minha vez.

      Por que você acha que há tanto preto pobre favelado querendo entrar na Polícia Militar? Eles são historicamente oprimidos, já levaram vários tapas na cara desferidos por policiais, mas querem fazer parte dessa mesma instituição para amealhar um pouco daquele micropoder que o carro, a farda e sobretudo a arma do Estado proporcionam a eles. Em suma, eles já foram estapeados e chamados de vagabundos, mas querem virar policiais para te estapear e te chamar de vagabundo também. Fizeram isso comigo, então eu vou fazer a mesma coisa agora. Quem estiver no meu caminho que se segure.

      O poder é assim mesmo. Michel Foucault nos ajuda bastante a entender essas coisas. Qual foi o escravizado que nunca sonhou em se tornar senhor de engenho? Qual foi o empregado que nunca sonhou em virar patrão? Qual foi o soldado raso que nunca sonhou em virar general? Qual foi o pobre que nunca sonhou em ficar rico? Você acha que as pessoas jogam tanto na mega-sena, mesmo sabendo que a probabilidade de ganhar aquele prêmio é diminutíssima, por quê?

      Fica a provocação.

      Excluir