Você é contra ou a favor das drogas? Você acha que um assunto sério como esse deve ser discutido de uma forma tão bipolar e maniqueísta, na base do "você é Bahia ou é Vitória, afro?"? Você pensa (e acredita) que a maconha é a porta de entrada para drogas mais pesadas? E que a única coisa que se pode fazer com a maconha é colocá-la para secar, enrolar as folhas secas num papel de seda, fumar e ficar doidão? Você acha que toda pessoa que consome maconha, cocaína e crack é uma criminosa de altíssima periculosidade, nociva ao convívio social?
Você toma uma cerveja todo dia no final do expediente e fuma uma carteira de cigarro, mas diz que não é viciado? E quem de fato é viciado é o seu vizinho sacizeiro? Você assiste ao Na Mira, ao Se Liga Bocão e a outros programas sensacionalistas e policialescos e só falta ter um orgasmo quando um suposto traficante aparece morto com a cara toda brocada de bala ou quando um delegado apresenta um soldadinho borra-botas de boca-de-fumo e diz que "a prisão deste meliante representou um duro golpe contra o tráfico de drogas no nosso estado"? Você acredita que esse mesmo soldadinho zé-mané é o único responsável por todo esse mar de violência em que nós vivemos só porque ele anda armado e acompanhado de mais alguns zés-manés iguais a ele?
Você acha que esses caras, que não sabem nem ler, são os que se beneficiam dos espantosos lucros que o tráfico de entorpecentes movimenta no mundo? São aqueles pretinhos favelados que abandonaram o Complexo do Alemão para não serem abatidos os que têm contas na Suíça e demais paraísos fiscais para guardar o dinheiro sujo do tráfico? Você acha que só é possível combater o tráfico de drogas com mais policiais, mais viaturas e mais armamentos? Você acha que as UPPs estão se instalando nas comunidades pobres das grandes capitais brasileiras com o único propósito de expulsar os bandidos e impedir que eles voltem? E que tudo isso visa de fato eliminar as drogas da face da terra?
Você ainda não entendeu que é o proibicionismo que causa tudo isso? Que está na hora de abrir um debate sério e amplo sobre o assunto? E que esse debate não seja mais calcado em preconceitos e ignorância? O que mais terá de acontecer para você se dar conta disso e entender que esse problema também é seu?
Bem, se você pensa dessa forma, eu recomendo que você assista a esse documentário aqui. Acredito que nunca mais você verá, ouvirá ou lerá uma reportagem, matérias de jornais e revistas ou as opiniões desses (sempre os mesmos) pseudoespecialistas que aparecem na TV falando sobre drogas da mesma forma.
Claro que eu sei que alguém poderá pensar que tudo isso não passa de uma invenção de algum desocupado, mas eu peço gentilmente que você faça um esforcinho, tente lutar contra os seus preconceitos e verdades preestabelecidas e tenha um pouco de humildade para notar que a realidade não é única e tampouco tão esquemática quanto você foi treinado e treinada para entendê-la.
Eu também sei que é muito difícil tentar explicar o que é o mundo para quem só o conhece através do Jornal Nacional e das novelas da Globo, mas eu me lançarei ao desafio. Sou brasileiro, e não desisto nunca.
Sem mais delongas, vamos ao material:
Parte 1/6
Parte 2/6
Parte 3/6
Parte 4/6
Parte 5/6
Parte 6/6
E rogério somos refem de um sistema, ignorante, sujo, corrupto, cooporativista, individualista.
ResponderExcluir