quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ditadura de esquerda ou ditadura de direita: qual é a melhor?

Semana passada, eu dei uma aula sobre Revolução Cubana. Inevitavelmente, eu tive de falar sobre o líder máximo do movimento que derrubou a ditadura de Fulgencio Batista e instalou o socialismo em Cuba: Fidel Castro. Ato contínuo, eu disse que tenho as minhas críticas ao modo como Fidel conduziu os destinos de Cuba após a vitória da revolução, não gostaria de ser governado por um Fidel Castro por nada nesse mundo, mas eu devo reconhecer que houve mudanças diametrais nas condições de vida do povo cubano após a chegada dele ao poder: a medicina cubana é referência no mundo inteiro, foi implantado um programa de erradicação do analfabetismo, dentre outras coisas.

Ao ouvir isso, uma estudante minha começou a espinafrar Fidel com o argumento de que ele comandou Cuba com mão de ferro, eliminou sumariamente os seus inimigos reais e imaginários, ficou no poder durante 49 anos e passou o posto para o irmão dele quando estava muito doente. E disse, para arrematar, que os avanços sociais não atenuam a conduta dele como ditador e que é melhor viver aqui no Brasil, pois nós vivemos numa democracia e por conta disso nós temos o poder de escolher os nossos governantes a cada quatro anos.

Quando eu disse que a ditadura em que vivemos aqui é muito pior do que a de lá, uma vez que os nossos governantes não passam de marionetes do grande capital internacional, ela discordou e disse que, ainda assim, é melhor viver no Brasil do que em Cuba.

Não vou me alongar no mérito da questão, até porque eu nem sou tão versado na história de Cuba e da Revolução Cubana quanto pareço. Eu só espero que ela assista ao documentário abaixo para saber que o mundo capitalista vive uma ditadura muito mais cruel, cínica e sangrenta do que o povo cubano.

Quem manda de fato no mundo são pessoas e grupos que não aparecem, que não mostram a cara, e por isso nós nem sabemos quem são. O documentário abaixo elucida muito bem isso ao dizer como age a instituição financeira mais poderosa do mundo, o banco Goldman Sachs.

Confiram, se quiserem, e tirem as vossas próprias conclusões.

Goldman Sachs - O Banco que dirige o Mundo - Documentário Completo from Documentários e Filmes on Vimeo.

2 comentários:

  1. Assistindo documentário, professor.

    ResponderExcluir
  2. São assustadoras as dimensões do sistema internacional financeiro. Se eles fazem isso em países ditos de primeiro mundo, o que não fazem com as nossas finanças e governos?

    ResponderExcluir