domingo, 15 de novembro de 2009

O racismo nosso de cada dia

Minha mãe costuma dizer que há muitas coisas na vida em que nós só acreditamos depois de ver. Por outro lado, há coisas que nem depois de ter visto nós conseguimos acreditar.

Recebi este "convite" pela internet hoje. Trata-se de um evento organizado pelo SESC Madureira, do Rio de Janeiro, pela passagem do Mês da Consciência Negra.

Não vou falar nada. Leiam e tirem as vossas conclusões, se quiserem.


Prezados,

O SESC Madureira desenvolve o projeto “Arte de Encontrar “que tem como proposta a prática de parcerias entre comunidades populares, instituições públicas, privadas e do terceiro setor. O projeto valoriza o potencial criativo de crianças e jovens de diversas comunidades, propiciando a troca de experiências .

O próximo encontro ocorrerá no dia 17/11/2009 a partir das 14:00h. Este mês com a temática “Consciência Negra”: conversando sobre a cultura “Banto”, com os historiadores Walter Nkosi e André Lemba; apresentações de danças afro e café servido por mucama, lembrando os áureos tempos coloniais. As instituições poderão participar ativamente apresentando suas produções artísticas, mediante inscrições prévias ou assistindo ao evento.

Contamos com a sua presença!

SESC MADUREIRA

Rua Ewbanck da Câmara, 90. Tels: 3350-1855 e/ou 3350-4536

E-mails: Madureira.comunidad e@sescrio.
org.br e/ou Madureira.terceirai dade@sescrio. org.br

Equipe Comunidade/Terceira Idade

Att
Roberta Vieira
robertasantos@
sescrio.org. br
3350-1855

os parceiros confirmados: Novembro

Música e Dança:

ACAP'S (com apresentação de dança); apresentará três números de dança, trazendo 10 crianças para atuarem.

Expositores:

Waldecyr Rosas (Arteiros)
Vera Lúcia (GFACGR)
Margarida Feitosa (iniciante)
Heronildes (Instituto consciência&companhi a)

os parceiros confirmados: Dezembro

Música e Dança:

ACAP'S
a.. Apresentará números de dança (circo, dança e Hip hop), trazendo 50 crianças para atuarem;
b.. Trará oficina de Hip hop
c.. Estamos tentando fechar, oficina de corte de cabelo

Expositores:

Waldecyr Rosas (Arteiros)
Vera Lúcia (GFACGR)
Margarida Feitosa (iniciante)
Heronildes (Instituto consciência&companhi a), com possibilidades de contarmos com mais expositores vinculados a unidade.

Obs: Gostaría de contar com a colaboração de todos, no sentido de abrangermos mais e mais nossos encontros. E ressaltar que estamos aceitando sugestões para os próximos encontros.

Aguardo retorno!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. É professor, infelizmente, ainda somos obrigados a conviver com esse tipo de postura inacreditavelmente absurda, que há muitos ignorantes e estúpidos por ai, devido a essa herança maldita de desvalorização secular, isso nós sabemos, tal qual ainda existem quem defenda idéias nazistas, mas, essa atitude do Sesc, é inacreditável, tempos áureos pra quem?
    Desde quando se vestir de mucama para servir uma porcaria de café pode ser assimilado como um gesto de consciência negra?
    Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Para você ver, minha cara. E depois ainda dizem que não existe racismo no Brasil.

    Temos de prestar muita atenção ao fogo amigo, pois quando o inimigo é externo, nós já ficamos esperando. Já quando o inimigo está próximo de nós, a coisa muda de figura.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, "mucama" e "áureos tempos coloniais" são a antítese do evento. Pior é que quem concebe essas coisas nem se toca. E como não há quem perceba essas discrepâncias, vai tudo pra publicação.

    ResponderExcluir