quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Manifesto Porta na Cara

E depois os apologetas da democracia racial ainda dizem que não existe racismo no Brasil.

Segue para a vossa apreciação.

2 comentários:

  1. Significado de racismo segundo dicionário inFormal:O racismo é um preconceito contra um "grupo racial", geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, e, como tal, é uma atitude subjectiva gerada por uma sequência de mecanismos sociais.
    Embora este possa ser descrito no seu sentido mais amplo. O racismo quando é institucional ele se sustenta na premissa de operações anônimas de discriminação em organizações, ambientes profissionais, ou seja, na sociedade como um todo, melhor dizendo. E o que valida seu anonimato é a destreza em que ele se sustenta à medida que os indivíduos podem negar suas atitudes discriminatórias, se livrando de acusações e se abstendo da responsabilidade que o condena.
    Esse vídeo só vem confirmar o que todos nós já sabemos. Uns são mais conscientes e lutam para combatê-lo. Outros o reconhecem e tentam preservá-lo e os demais, o ignoram, porque de nada alteram a ordem do dia.
    Infelizmente essa é a nossa realidade. Por isso, adotei a ideologia de Mc Léo e vou agindo violentamente pacífica.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Você precisa acompanhar o quebra-pau que está rolando na seção de comentários do You Tube. Dentre as várias pérolas disparadas lá está a de um sujeito que disse que isso aconteceu por "pura infelicidade" do homem negro. O homem branco não foi incomodado por "sorte", pois se a porta tivesse travado quando ele tentou entrar, a atitude do segurança teria sido a mesma.

    Outros disseram que não é possível falar em racismo porque esse vídeo aborda um caso isolado, e desta forma não há como fazer generalizações (como se o racismo fosse uma coisa eventual e não uma prática sistêmica). Eu disse educadamente que se ele não viu discriminação nenhuma no fato de só o homem negro ter sido barrado enquanto o branco entrou e saiu sem ser incomodado, é melhor nem continuar mais a discussão.

    Os apologetas da democracia racial negam - como sempre - a existência de racismo institucional, pois, para eles, o racismo é um problema moral, um sentimento isolado, coisa de uma pessoa que acordou de mau humor e por isso resolveu descontar a raiva em cima do porteiro, da empregada doméstica, do motorista...

    ResponderExcluir